NOS AJUDE A PROTEGER AS CRIANÇAS

#DÊUMBASTA

JUNTE-SE A NÓS!

Preencha e mostre que você também é contra o abuso!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O ABUSO CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES TEM QUE ACABAR!

A violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes são problemas muito graves e que, infelizmente, seguem destruindo a vida de muitos jovens. Os números vêm crescendo e são alarmantes!  


Em 2020, o Disque 100, canal gratuito de denúncias, recebeu mais de 95 mil ligações alertando casos violência contra as crianças e adolescentes, sendo 14 mil delas, denúncias de abuso sexual.  


A situação continuou grave em 2021. Apenas nos 05 primeiros meses do ano, foram registradas cerca de 6 mil denúncias de abuso sexual.  


Esse número representa 17,5% dos 35 mil casos de violência contra crianças e adolescentes neste mesmo período, tornando as campanhas de conscientização, como a #DêUmBasta, ainda mais relevantes. 


Esse cenário assustador aterroriza 1 entre 4 meninas e 1 entre 10 meninos.  


A pandemia de Covid-19 e o isolamento social tornaram ainda mais difícil o combate aos abusos, pois a maioria - 80% - dos casos ocorrem dentro do próprio lar. 


Especialistas afirmam que os casos se tornaram mais comuns e as denúncias se tornaram tardias. Antes, o que poderia denunciado como suspeita para o conselho tutelar, por um parente, um professor ou alguém próximo, hoje é recebido como “denuncia tardia”. Sem o olhar das escolas e creches, o perfil de denúncias mudou para vizinhos e familiares, mas até que se note alguma mudança na vítima, muitas vezes já é tarde demais. 


Aqui na Aldeias Infantis SOS Brasil atuamos na prevenção e no combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil através de ações educativas e de conscientização nas 30 localidades em que estamos presentes. As atividades são desenvolvidas com as crianças e adolescentes, e também com as suas famílias, abordando a importância da prevenção e das denúncias. 


Durante o Carnaval 


Sem controle do número de menores e incapazes nas ruas durante os dias de folia, sabemos que existe a tendência desses números aumentarem. Em 2019 foi constatado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). que os números de denúncias crescem até 20% durante os meses que ocorrem festas de Carnaval. 


Por este motivo, a Aldeias Infantis SOS promove todos os anos a campanha #DêUmBasta e, apesar do Carnaval 2022 não ocorrer da mesma forma que nos anos anteriores, nosso dever é continuar chamando a atenção para essa problemática. 


Atuação na prevenção e no combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil através de ações educativas e de conscientização nas 30 localidades em que estamos presentes no Brasil. As atividades são desenvolvidas com as crianças e os adolescentes, mas também com suas famílias, abordando a importância da prevenção e das denúncias nestas situações. 


Além disso, lutamos pelos direitos dessas crianças e adolescentes, em ações de mobilização pública e incidência política, para assegurar o pleno desenvolvimento deles em um ambiente familiar e protetor.  

Queremos você conosco nessa luta, ASSINE e mostre o seu apoio a Aldeias Infantis SOS e #DêUmBasta no abuso sexual contra crianças e adolescentes. 

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é a organização líder global em cuidado direto à criança e está presente em 137 países e territórios. 


Atuamos junto a crianças, jovens, adolescentes e famílias que perderam o direito ao cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho.  


Desde 1967 no Brasil, mantemos mais de 80 projetos voltados ao fortalecimento familiar, cuidados alternativos, promoção de espaços seguros e de apoio ao jovem, e ainda trabalhamos pela defesa dos direitos da criança e do adolescente junto aos órgãos competentes.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.