20 horas de atividades assíncronas
4 horas de aulas Ao Vivo
6 horas horas Atividade Final
Carga horária total: 30 horas
Certificação
Para ter direito ao certificado o participante deve ter
aproveitamento igual ou superior a 70% nas atividades.
Aprimore suas práticas pedagógicas com estratégias e metodologias avançadas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Explore ferramentas práticas e recursos didáticos para integrar os ODS no seu dia a dia escolar.
Forme alunos mais engajados e preparados para os desafios globais, tornando-se um agente de transformação.
1º Encontro | 2 horas (Ao Vivo)
• Conceito de sustentabilidade;
• Agendas da sustentabilidade no mundo;
• Agenda 21;
• ODM (Objetivos da Declaração do Milênio);
• ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável);
• Indicadores da situação do Brasil em cumprimento dos ODS.
2º Encontro | 2 horas (Ao Vivo)
• Educação para o desenvolvimento sustentável;
• Metodologias de ensino e aprendizagem para desenvolvimento de projetos associados aos ODS;
• Propostas para realizar planejamentos de aulas usando temáticas dos ODS.
Atividades assíncronas realizadas na plataforna EAD do Curso
Participantes tem até 45 dias para conclusão das atividades
Ronaldo Lasakoswitsck
Professor doutor e mestre em Educação, graduado em Letras e Pedagogia e também pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos. Designer educacional, coordenador de projetos, elaborador de material didático, consultor, formador de formadores. Experiência como professor na pós-graduação, ensino superior, coordenador no ensino superior, no ensino médio e fundamental nos anos finais, e ensino de idiomas em cursos livres, nas modalidades presencial, híbrida, EaD e remota. Autor e organizador de livros, artigos e capítulos sobre metodologias de aprendizagem ativas, tecnologias digitais de informação e comunicação e coordenação pedagógica. Pesquisador no GRUPETeC (Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Cultura Digital) e parecerista das revistas em educação Eccos e Dialogia.
Erika Tonelli
Cientista Social (2001), Mestre em Sociologia (2009), pela UNESP. Tem 25 anos de atuação em organizações do terceiro setor na área da infância e juventude, além de longa experiência como professora universitária e do ensino básico. Foi conselheira nacional dos direitos da Criança e Adolescente (CONANDA). Atualmente é Especialista em Entornos Seguros e Protetores, da Aldeias Infantis SOS. Pesquisadora da área da infância e juventude, educação, relações étnico-raciais e de gênero.
“Curso excelente me fez perceber como trabalhar de forma lúdica e clara o tema com nossas crianças.”
Eliane Mendes
“O curso nos trouxe diversas possibilidades ampliando nosso repertório e ouvindo as experiências dos colegas.”
Ana S. Almeida
“Conhecer os ODS é mais que necessário quando estamos vivendo. Além de conhecer é preciso aplicá-los em nossa vida.”
Patrícia Lima
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança cresça sozinha.