Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS são uma agenda criada pela ONU em 2015 com o intuito de melhorar a vida das pessoas em todos os lugares do mundo. Estas ações determinarão como as relações se darão no futuro, no âmbito social, ambiental, institucional e econômico, onde os agentes participantes deste movimento se comprometem com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

Esta agenda contém objetivos com ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

A Aldeias Infantis é signatária do Pacto Global desde sua criação e suas atividades impactam 8 dos 17 ODS direta e indiretamente, dos quais Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Trabalho Descente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes são os principais.